Seu carrinho
Close Alternative Icon
Entrega GRÁTIS para pedidos acima de R$300 para Zona Sul, Tijuca e Barra. Retiradas no ateliê em até 5 dias úteis.

Wabi-Cuidados: Kokedamas

Arrow Thin Left Icon Arrow Thin Right Icon

Olhando assim, de longe, parece que as Kokedamas exigem um cuidado de outro mundo! Ledo engano, a técnica japonesa na verdade se torna mais prática - se comparada com plantas em um vaso - por possuir maior diversidade na hora da rega. Como já falamos por aqui, um cuidado essencial para a sustentabilidade de qualquer vegetação que você venha a ter.

Todas as nossas kokedamas acompanham uma etiqueta sinalizando o quanto de luz ela necessita (sendo de sol, meia-sombra ou sombra) e qual a frequência da rega. 

Sobre a forma de regar, existem três opções. Você pode escolher a que melhor se adequa a sua rotina: 

  1. Imersão no balde: Retire a Kokedama do seu local (se está suspensa, retire do gancho, se estiver em repouso, retire do prato e/ou base) e mergulhe toda sua esfera (e somente ela! Não precisa mergulhar as folhas da planta) em um balde com água por uns 5 minutos, no mínimo. Deixe escorrer em local apropriado até que pare de pingar.
  2. Regando no tanque: Caso prefira, você também pode levá-la direto ao tanque, ligar a torneira e movimentar a esfera para que todo a superfície da bola receba a quantidade necessária de água. É preciso alguns minutos para que a água atravesse o musgo e encontre a terra. Faça sempre com calma, observe o processo e manuseie com atenção às folhagens, elas não precisam dessa enxurrada de água.   
  3. Regando no local: Se a Kokedama está pendurada e você prefere não alterar a sua posição, coloque o balde no chão, abaixo dela e com um regador molhe toda a esfera. Espere parar de pingar para retirar o balde. 

Lembrando, a rega varia muito de uma espécie para outra. Embora indiquemos uma frequência na etiqueta, o mais importante é observar e criar uma relação com sua Koke para ajustar as necessidades de rega e/ou às condições do local onde se encontra. Ventilação e incidência solar afetam o resultado final da rega de acordo com a intensidade dos três fatores (vento, luz e água). Toda planta é um ser vivo, não há como existir uma conta exata que abranja todas as suas particularidades, nos resta ficarmos atentos aos sinais que elas dão.  

Caso deseje dar um reforço ao crescimento da Kokedama, dilua na água da rega um fertilizante e aplique 1 vez ao mês. De novo, esteja atento as exigências de alimento da sua planta para não exagerar na dosagem.  

Bom cultivo! ♡