Seu carrinho
Close Alternative Icon
Ateliê fechado temporariamente • Até breve!

Wabi-Cuidados: a rega

Arrow Thin Left Icon Arrow Thin Right Icon
Wabi-Cuidados: a rega

Sabemos como a rega é o tema de maior dúvida na hora de adquirir e cuidar dos seus verdes. Não é pra menos, afinal, a rega incorreta é a causa mais comum de morte de plantas. Cada espécie tem uma indicação particular de rega, mas algumas recomendações são gerais: 

Foque sempre em molhar a base da planta, não suas folhas. A umidade nelas pode inclusive ocasionar doenças.  

Regue sempre com água em temperatura ambiente para evitar choques térmicos. 

Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar. 

Manter uma rotina de atenção e manutenção das plantas é o principal cuidado que você deve ter em relação ao uso da água porque assim é possível controlar periodicidade e quantidade que você despeja nelas. 

A falta de água pode retardar o crescimento das plantas e danificar as folhas, enquanto que o excesso “afoga” as raízes, dificultando a oxigenação e contribuindo para o aparecimento de fungos e doenças. O segredo é regar devagar, parando quando a água começar a penetrar na terra. 

Entenda que cada planta funciona de uma forma. Se possível, investigue sobre como a espécie vive na natureza, o ideal é tentar se aproximar ao máximo das condições desse ambiente.