Wabi-Cuidados: Cultivo na água
Cultivar plantas na água pode ser uma ótima saída para quem procura formas mais práticas de ter a natureza por perto. Além de ser uma forma criativa de expor combinações de diferentes vidros e espécies.
Este formato de cultivo sem necessidade de terra é muito realizado como forma de propagação de mudas. Algumas plantas conseguem se adaptar a esse tipo de "solo" quando já tem raízes e outras podem ser cultivadas a partir de estacas. Aos poucos a haste cortada da planta original vai enraizar na água e crescer imersas dentro do vidro.
Abaixo selecionamos algumas espécies para explorar esse formato de cultivo sem medo:
- Palmeira Chamaedorea
- Jibóia
- Pilea
- Filodendros
- Dracenas
- Comigo-ninguém-pode
- Espada de São Jorge
- Peperomias
- Tradescantia
- Columéias
- Lírio-da-paz
Para o cultivo, separe o caule que deseja, tire bem a terra e preencha o vidro com água suficiente para que novas raízes cresçam naquele espaço submerso. Aonde a água tocar no tronco, é onde surgirá novas raízes. Então, não há necessidade de uma quantidade muito grande de água! Sem excessos também evitamos um acúmulo de possível foco para o mosquito da dengue.
Você pode fazer o cultivo apenas com água ou com a adição de elementos de drenagem, como o hidrogel e a argila expandida para brincar com as diferentes opções de decoração em vasos.
O importante é limpar bem o recipiente, não deixar resquícios de terra na planta e trocar a água 1 vez por semana. Ah, o vaso não pode ter furos, ok?
Uma boa dica é adicionar ao fundo um pouco de carvão ativado (facilmente encontrado em lojas de petshop). O carvão mantém a água higienizada, filtrando as impurezas que aparecem.
Não são todas as plantas que enraízam em água. Essa nossa seleção é certeira de sucesso. Além de algumas hortaliças que também possuem esse dom da adaptação.
Quem tiver mais interesse, sugerimos buscar por #waterpropagation no Instagram, pois há uma infinidade de conteúdo sobre o tema!
Escolha as opções que gosta, certifique-se do local escolhido para o posicionamento do vidro ter claridade suficiente para a espécie se desenvolver e bom cultivo!