Seu carrinho
Close Alternative Icon
Ateliê fechado temporariamente • Até breve!

Wabi-Cuidados: Cactos e Suculentas

Arrow Thin Left Icon Arrow Thin Right Icon
Wabi-Cuidados: Cactos e Suculentas

Esse grupo sofre alguns equívocos de que, por precisarem de menos rega, são mais fáceis de serem cuidados, mas toda planta requer atenção e precisa estar no local ideal de iluminação. Cactos e suculentas são plantas que retém muita umidade e armazenam a água da rega em suas folhas e corpo.
   

Botanicamente falando, podemos dizer que os cactos são plantas suculentas, mas nem todas as plantas suculentas são cactos. Assim, só podemos chamar de cactos as plantas da família Cactaceae. Já as suculentas em geral possuem caules, folhas ou raízes engrossados e ricos em água, de forma muito mais abundante do que em outras plantas. Essa adaptação é que permite que elas possam manter reservas de líquido e sobreviver em ambientes áridos e secos, o que para a maioria das plantas seria impossível.   

Cuidados: Basicamente pouca rega e bastante luminosidade e/ou sol direto.  
Plantio: Como as suculentas e cactos não devem ficar em terras encharcadas, por já armazenarem água dentro delas, é essencial que o substrato seja preparado para não acumular água. Adicionar areia e pedriscos deixa o solo mais aerado e com bastante passagem para a água e o ar.  

Iluminação: As suculentas são plantas que precisam de muita luz solar para viver (pensa no sol dos desertos!). Espaços abertos são os ideais para esse tipo de planta, já em ambiente internos é obrigatório locais com boa incidência de luz, próximos a janelas, onde o sol bata em alguma parte do dia.  

Rega: As vezes 1 vez ao mês pode ser suficiente. Normalmente usamos uma frequência de 2x no mês. O importante é analisar todos os fatores do ambiente e a espécie específica. 

Se por acaso você teve experiências ruins com essas espécies, não desista. Observação e paciência sempre! Logo logo conseguirá ler todos os sinais que o verde nos dão. 

Bom cultivo!