Seu carrinho
Close Alternative Icon
Ateliê fechado temporariamente • Até breve!

Carta Verde 05 - Um novo olhar, um novo refúgio

Arrow Thin Left Icon Arrow Thin Right Icon
Carta Verde 05 - Um novo olhar, um novo refúgio

Queridos wabibitos,

Como vocês têm passado? Desejo que estejam todos seguros e bem, dentro do novo possível.

Ontem completei 30 dias de distanciamento social. Passei por momentos paralisantes, em outros dias confiante, em meio a uma avalanche de informações. Agora já um pouco adaptada a nova rotina, as tarefas e o trabalho remoto preenchem o dia inteiro. Uma montanha-russa toma conta dos dias e semanas, e imagino que para todos. Neste período fiquei me questionando muito sobre como meu trabalho poderia contribuir neste momento, não encontrei respostas rápidas e práticas. Parecia que o óbvio (falar de plantas) era pouco e repetitivo. Mas vivendo em um novo ritmo, pude olhar para dentro, e em pequenos detalhes enxergar muito.

Passei a perceber as sombras como nunca antes tinha percebido. A luz que entra pela janela e cria desenhos no chão tem sido meu refúgio. E como é poderoso, conseguir parar e observar algo tão simples. O efeito de um detalhe é imenso.

Assim, com a vontade de compartilhar com vocês este olhar, escrevo essa carta. Quem nos acompanha sabe que meu maior desejo por trás de um ateliê criativo sempre foi expandir a filosofia japonesa Wabi-Sabi para além de nossos produtos e projetos. Acredito na pausa e na contemplação como modo de vida e não apenas como uma frase bonita gravada no chão do ateliê. Quem já nos visitou, pôde ler ao vivo nossa missão.

Há 8 anos atrás quando descobri esta filosofia, todos os pontos se conectaram, encontrei meus valores expressados neste olhar sensível chamado Wabi-Sabi. Imperfeição, incompletude, impermanência. Que intenso é apreciar cada uma dessas 3 palavras. Assim desejei criar um trabalho em que mais gente pudesse ser tocada por este olhar.

Acredito que por essa busca e expansão do sentimento Wabi-Sabi hoje consigo parar, observar uma sombra, uma folha e encontrar certa paz. Aprendi também a importância da nossa casa ser nosso refúgio. Local que renova e nos desperta. E como é essencial (principalmente nos dias atuais) observar dentro dela os pequenos detalhes da rotina. Trazer a natureza pra perto, pausar por alguns minutos e observá-la. Ela nos mostra os ciclos e nos percebemos neles. Ela tranquiliza e traz uma nova perspectiva sobre o momento presente. A natureza nos coloca no presente. Como uma planta pode nos colocar no presente? Porque digo novamente, um detalhe é imenso. Só precisamos parar para enxergar.

Pensando nisso tudo, quero fazer a vocês um CONVITE. Reserve algum breve - ou longo - momento hoje ou amanhã para respirar com calma e apreciar algum detalhe que a natureza te apresente por aí. Contemple a sombra que uma planta faz no chão da sua sala, a luz entrando pela janela, o movimento suave de uma folha balançando. Sinta a textura de uma pedra. Procure encontrar sons externos de pássaros, se desperte para todas as possibilidades que há na pausa. Na quietude. Se conectem com os detalhes e com o agora.

Eu quero muito saber se este efeito é tão imenso para vocês quanto para mim. Os dias tem sido intensos e eu pessoalmente confesso que estou procurando certo sentido, algo que me motive a continuar com esta forma de expressão. Te peço um favor. Me responde como foi observar, o que sentiu, e compartilhe aqui no meu relato os sentimentos dessa breve experiência? Faz sentido?

Ao final dessa carta deixo para vocês uma seleção de imagens que refletem o Wabi-Sabi e um haikai retirado do livro "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos" que me guiou em 2012 na criação do meu ateliê. Em breve teremos boas novidades sobre este livro (mal posso esperar!) e sobre nossa nova loja online. E atendendo aos pedidos estou planejando uma entrega de encomendas dia 07/05 para ajudar a recriar refúgios.

Fiquem bem. Mantenham a sensibilidade no olhar, ainda há muitos detalhes ao nosso redor para se contemplar. Vamos juntos cultivando amor e vivendo um dia de cada vez. Até breve!

Com carinho, Laura.